Os casamentos são rodeados de tradições que permeiam do início ao fim. Essas tradições ganham espaço especial pois carregam consigo um simbolismo e afeto tornando esse dia ainda mais inesquecível.
Neste artigo,  confira as tradições de casamento que estão entre as preferidas e seguem conquistando o coração dos casais. Vamos lá?!

1.  Tradições de casamento principais da cerimônia:

Sem dúvida, a entrada da noiva é um dos momentos mais aguardados da cerimônia. Olhos voltados em direção para a entrada da igreja,  a marcha nupcial tocando e embalando as emoções dos convidados…Com o tradicional véu e buquê em mãos, ela desfila em direção ao altar, geralmente acompanhada pelo pai ou por outra figura importante, simbolizando o início de uma nova etapa.


Em segundo lugar, temos também a troca de alianças, esta é uma das tradições mais simbólicas de qualquer casamento, ela é um gesto que liga o casal para sempre, representando seu elo eterno.   Do mesmo modo, compondo esse momento temos os votos dos noivos que entre olhares apaixonados declaram suas juras um ao outro.

2. Tradições de casamento favoritas da festa:

Por outro lado, temos dois momentos da festa que são extremamente aguardados, seja pelos noivos, seja pelos convidados.
O primeiro deles é a primeira dança dos noivos que antecede a abertura da pista. Com passos ensaiados, uma música romântica de fundo que transmite a história do casal ou seus votos, os noivos inauguram a pista de dança. Entre passos românticos e divertidos, os noivos comemoram sua vida juntos “abrindo” a festa.
O segundo é a jogada do buquê da noiva , uma tradição cheia de diversão, risadas e expectativa.  Todas as mulheres solteiras se reúnem para tentar capturar o buquê, seguindo a tradição de que  “a que pegar o buquê será a próxima a casar”.

Além disso, temos outros dois momentos que também são marcantes para a comemoração que são: a recepção acalorada dos noivos pelos convidados enquanto uma música vibrante toca e o brinde dos noivos e familiares a essa nova união.

Casal de recém casados brindando a esse novo momento juntos.

3. Uma tradição antiga mas linda

Ademais, uma tradição simples, porém repleta de significado é a do “Algo Novo, Algo Velho, Algo Emprestado, Algo Azul”. Nesta tradição a noiva utiliza quatro itens específicos representando cada um desses elementos: O algo novo simboliza esperança e o futuro promissor do casal. O algo velho conecta a noiva ao passado e à continuidade; O algo emprestado representa felicidade compartilhada com entes queridos e, o algo azul simboliza fidelidade e pureza

Assim, essa tradição se torna um momento cheio de significados, colaborando para incorporar elementos especiais para esse momento tão único na vida do casal.  Muitas noivas escolhem itens que têm um valor emocional especial, como uma joia da família, uma fita azul discreta no vestido ou um presente recém-recebido do noivo.

Conclusão

As tradições trazem um charme especial aos casamentos, conectando o presente às raízes e criando momentos memoráveis para os noivos e seus convidados. Elas traduzem e simbolizam sentimentos que tornam o dia ainda mais lindo e especial.

Se você deseja planejar uma cerimônia que combine essas tradições com toques únicos e personalizados, conte com a experiência de Jéssica Zucco. Juntos, criaremos um evento que represente verdadeiramente a sua história de amor!

Comp.