Casar é o sonho de muitos casais, e como um momento tão importante merece atenção aos mínimos detalhes envolvidos. Um dos primeiros passos para isso é a definição do lugar, e para tanto, o casamento ao ar livre sempre é uma opção muito requisitada.
Um casamento ao ar livre oferece inúmeras possibilidades, ao mesmo tempo em que exige alguns cuidados específicos e um planejamento cuidadoso. Pensando nisso, criamos um guia completo e detalhado com tudo o que você precisa considerar ao organizar um casamento ao ar livre. Vamos conferir?
1. Escolha do local Ideal para um casamento ao ar livre
Primeiramente, o primeiro passo é escolher o local para o seu casamento ao ar livre. Ao analisar suas opções para ter o local perfeito é importante que você considere fatores como a logística e o clima, por exemplo.
No que se refere a logística, seu casamento precisa ter um bom acesso tanto para os convidados quanto para fornecedores. Além disso, deve ser adequado para a estação e clima em que você vai casar.
Se você cogita casar ao ar livre, o clima pode mudar e pode sofrer com ventos fortes, chuvas inesperadas ou calor intenso. Por isso, na escolha verifique que o ambiente ofereça um espaço coberto ou que você tenha a possibilidade de montar uma estrutura, como tendas e coberturas, em caso de mau tempo. Além disso, é importante tomar cuidado com a climatização do ambiente para deixar os convidados confortáveis.
Por outro lado, se você pretende que o casamento seja em um ambiente público como praias e parques, é necessário conferir as permissões com os órgãos municipais e estaduais.
2. Uma decoração personalizada para o momento
Em segundo lugar, outro ponto importante é que para casamentos ao ar livre a decoração deve ser personalizada para o ambiente. Já que o próprio cenário oferece uma grande beleza natural, a decoração pode ser mais minimalista,de forma complementar ao ambiente, sem ser menos encantadora.
Neste sentido, flores naturais, elementos rústicos ou boho são ótimos e complementam o ambiente mesclando com a natureza do redor. Por outro lado, para remeter ao aconchego e vivacidade que a natureza compõe, a paleta de cores pode conter tons mais suaves que complementam o cenário, como pasteis ou verdes e marrons.
3. Alimentação e bebidas que harmonizam
Por outro lado, se a decoração e o local são elementos importantes, a organização correta do buffet é igualmente importante. A escolha do buffet para um casamento ao ar livre precisa ser prática e de fácil adaptação às condições do local. Desta forma, uma boa pedida são pratos frescos e bebidas geladas para dias quentes, e sopas e bebidas quentes para climas mais frios..
4. Outros cuidados para a sua cerimônia ao ar livre
Outros elementos importantes são o som e a iluminação que são fundamentais para criar um ambiente intimista e mágico que você deseja. Desta maneira, se o casamento for acontecer ao pôr do sol ou à noite, planeje uma iluminação especial com velas, lanternas ou luzes de corda. Isso cria um clima acolhedor e romântico.
Conclusão
Por fim, com nosso guia em mãos e atenção aos detalhes, seu casamento ao ar livre tem tudo para ser inesquecível. Cada aspecto do evento, desde a escolha do local até a decoração e a infraestrutura, precisa ser pensado com carinho e cuidado para garantir que tudo saia conforme o planejado.
Se precisar de ajuda para planejar o casamento dos seus sonhos, conte com a Jéssica Zucco e sua equipe!
Oferecemos serviços de assessoria completa, garantindo que o seu grande dia seja perfeito, sem estresse e com todos os detalhes organizados com muito carinho.
Entre em contato agora mesmo e vamos começar a planejar o casamento dos seus sonhos!